Decorar + harmonia = Bem Estar

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Sua Casa precisa de reparos Periódicos

Fazer pequenas manutenções ajuda a prevenir desgastes e reduzir gastos futuros. Confira os cómodos que merecem mais atenção



  Deixar a casa em ordem requer mais do que somente uma boa limpeza. Fazer reparos periódicos ajuda a evitar problemas futuros que, além de custarem mais caro para serem resolvidos, podem causar danos irreversíveis ao imóvel.



“Ainda é comum as pessoas buscarem os serviços de manutenção apenas quando aparecem os defeitos.
 Porém, esta cultura precisa mudar, já que prevenir é muito mais interessante”.


Algumas estruturas da casa, localizadas principalmente na área externa, necessitam de cuidados especiais e por isso, demandam um número maior de reparos. 

Telhados de madeira são bons exemplos, já que com o passar dos anos têm sua estrutura deformada.


É um processo longo até que a madeira fique totalmente curva e gere infiltrações, com isso, o ideal é verificar a estrutura ao menos uma vez por ano e recuperar os trechos danificados.


Assim como o telhado, uma calha com problemas também pode favorecer o aparecimento de infiltrações,  neste caso, a prevenção inclui limpar o local a cada seis meses e ficar atento a possíveis trincas no material.

Na hora da limpeza, retire toda a sujeira, lave a região e, caso existam furos ou rachaduras, passe um produto impermeabilizante.

“Fazer os reparos no tempo adequado ajuda a prolongar a vida útil de equipamentos e estruturas”.

Atenção Redobrada no Litoral:

A manutenção periódica também deve acontecer em materiais expostos a alterações do tempo. No caso de portões de madeira, o indicado é retocar a aplicação de verniz a cada seis meses, e das portas de aço, lubrificar as engrenagens após dois meses para que não sofram desgaste.

No litoral a atenção precisa ser redobrada, escadas metálicas, por exemplo, devem ser pintadas com tintas anticorrosivas anualmente.


Ao longo do tempo, sistemas como o de eletricidade e hidráulica também podem sofrer danos ou ficar sobrecarregados. 

Por isso, alguns reparos precisam ser feitos, no mínimo, a cada três anos. 
Para não sobrecarregar o sistema elétrico, é importante atualizar o quadro de distribuição de acordo com o aumento de carga.


Já no hidráulico, as principais medidas são limpar a caixa d’água anualmente e aplicar um produto desentupidor na pia todos os meses. Além de observar possíveis vazamentos.

Outro aspecto relevante no assunto é ficar atento ao surgimento de fissuras e trincas na parede, teto ou piso.  O problema geralmente acontece devido aos diferentes tipos de dilatação dos materiais.


Cada tipo responde de uma forma ao calor e isso aumenta a possibilidade de fissuras. 
Quanto mais tarde o reparo for feito, mais cara poderá ficar a conta.

Monte seu Kit de Ferramentas:

Ter uma boa caixa de ferramentas por perto ajuda na hora de fazer pequenos reparos em casa como ajustar o cabo de uma panela que está frouxo, colocar um quadro na parede ou mesmo trocar a lâmpada.

Para facilitar a escolha, separamos aqui algumas ferramentas que devem ter presença garantida no conjunto:

Martelo de Carpinteiro, Chave de Grifo, Chave Philips, Chave de Fenda, Parafusos e Buchas, Pregos, Luvas, Alicate Universal, Alicate de Bico, Estilete, Fita Isolante, Lanterna, Barbante, Arame nº 18, Trena (fita métrica), Furadeira.

Por: Bruna Bessi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário.