Decorar + harmonia = Bem Estar

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

CIÊNCIA MALUCA COMO PENSAM OS BEBÊS SORRISOS. Bebês sorriem só para ver as mães sorrindo de voltaEles fazem de propósito, e na hora exata. E sempre dá certo

Não pense que bebês sorriem sem querer, por nada. 
Eles sabem muito bem o que estão fazendo e o que querem com isso: ver outro sorriso nascendo no rosto de quem está por perto. 
E eles sabem a hora certa, não saem distribuindo simpatia toda hora. Esperam o melhor momento para abrir o sorrisão e agradar seus pais.
É o que descobriram pesquisadores americanos.
 Eles observaram as interações de 13 pares de mães e seus bebês e jogaram os dados em um programa usado para construir robôs, que ajuda a programá-los para agirem de um jeito específico, com base em um objetivo pré-determinado

Só que eles usaram a ferramenta no modo reverso: ao colocar as expressões dos bebês, o programa avaliou as expressões dos pequenos e detectou se havia algum objetivo ao sorrir.  
Descobriram que sim: 11 bebês sorriram intencionalmente, à espera de outros sorrisos.

E a tática dos bebês funciona muito bem, Os cientistas desenvolveram ainda um programa que copiou as ações dos bebês e as transferiram para um robô batizado (!) de Diego San. Trinta e dois estudantes passaram 3 minutos na companhia de Diego San. 
Só que o robô-bebêtinha outros três padrões de comportamento (ex: sorrir toda vez que o estudante sorria), além da cópia dos pequenos humanos.

 Diego San despertou bem mais alegria quando agiu como um bebê de verdade: os estudantes sorriram muito mais para eles. 
E olha que os voluntários nem imaginavam quando Diego estava ou não copiando um bebê.
Espertinhos desde cedo, não?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário.