Decorar + harmonia = Bem Estar

quarta-feira, 1 de julho de 2015

Ahh, os retalhos…


Aquelas sobrinhas de tecido que, depois da costura terminada, sempre ficam à disposição da nossa imaginação


O mais importante é reaproveitar estes tecidos. Mas como?

Nós vamos te ajudar!


Você verá abaixo algumas dicas de artesanato que pode fazer utilizando tecidos diversos, e um passo a passo simples deles, para te ajudar na hora de fazer.

 Travesseiros e almofadas

  Se você possui muitos pedaços de pano e quer se livrar deles muito rapidamente, você pode fazer utensílios para utilizar em sua casa, como travesseiros e almofadas.





Passo a Passo

É muito simples de fazer: basta pegar uma fronha e enche-la de pedaços de tecido ate que fique bem cheia e firme. Posteriormente, costure a abertura, para evitar que os tecidos saiam da fronha. No caso das almofadas, opte pelas capas de almofadas, mas faça o mesmo processo.


Veja o revisteiro de sofá que interessante !





Porta papel higiênico



Com um pedaço simples de aproximadamente 20 cm de largura e 1m30cm de comprimento, você pode fazer um porta papel higiênico para tornar o ambiente do banheiro mais agradável e organizado.

Passo a Passo

Corte um pedaço do tecido, de 60cm de comprimento e costure as pontas, uma na outra. Mantenha a largura na mesma medida. Com a parte do tecido de 70cm que sobrou, meça novamente 60cm, mas não o corte. Junte as pontas deixando 10cm sobrando.

Você terá ai, duas peças costuradas nas pontas da mesma medida, porém uma delas com 10cm de sobra. Este pedaço de 10cm é para que você costure uma parte da outra, e assim, monte um suporte para duas unidades de rolos de papel higiênico.

Amarre um barbante ou pedaço de tecido fino, em seu suporte, para pendurá-lo em seu banheiro.




O que posso fazer para comercializar?Tem varias coisas que podemos fazer com sobra de tecidos




Saches perfumados

Com pedaços de tecido costurados em pequenos retângulos, você consegue fazer saches perfumados que são ótima opção para presente, ou para perfumar suas roupas na gaveta!

Passo a Passo

Costure dois tecidos, de aproximadamente 10 cm de largura e 15cm de comprimento, apenas nas duas laterais e em uma das suas pontas, para fazer o saquinho! Não se esqueça de deixar uma das pontas abertas, para colocar os sais perfumados.

Os sais perfumados você encontra em qualquer perfumaria, e quando o tiver, é só colocar um pouquinho dentro do saquinho costurado, e fechar a abertura, ou com costura, ou com um lacinho.



Uma mascara para descansar














Fuxico

O Fuxico é um item maravilhoso da arte de costurar. É uma peça pequena e fácil de fazer, porém dá um trabalhinho por ser bem detalhado. Unindo vários fuxicos diferentes você pode produzir, colchas de cama, fronhas, e detalhes em roupas. O fuxico leva uma parte pequena de tecido para ser fabricado, e por isso, da pra fazer com retalhos.


Passo a Passo

Corte um molde circular, em um papelão, com o dobro do tamanho que você quer seu fuxico. Com esse molde, corte os círculos no tecido. Dobre uma pequena borda do circulo de tecido e vá alinhavando o pano.


Ao terminar, puxe a linha e as bordas se unirão no centro, formando o fuxico. Se quiser incrementar no acabamento, coloque uma perola de acrílico no centro. Fica lindo e dá uma boa grana!

Algumas pessoas apoiam que o artesanato é uma forma de terapia. Ele é capaz de relaxar a mente de preocupações, e proporcionar bem–estar a quem o pratica.

Claro que artesanato também pode ser comercializado e esta ai uma oportunidade pra você, além de reaproveitar seus pedaços de tecido, ainda ganhar um dinheirinho extra ! Hoje em dia, existem até mesmo feiras de artesanato próprias para venda de utensílios e adereços artesanais, principalmente em tecido.

Fazendo artesanato, e simplesmente reaproveitando as sobras de tecido, você também ajuda o meio ambiente, pois o tecido leva de 1 a 5 meses para se decompor na natureza.

Um comentário:

Deixe um comentário.